lucasmac's blog

hacking.ciência.café

O mundo precisa dos hackers?

Há alguns dias, li sobre um cara chamado Barnaby Jack. Com seu “SUPER PODER” ele conseguiu, literalmente, fazer com que caixas eletrônicos cuspissem dinheiro nos seus pés. Ele facilmente poderia utilizar esse conhecimento para ficar rico, não é mesmo? Bom, mas não foi isso que ele fez, pois, preferiu revelar ao mundo suas pesquisas, documentar o problema e ajudar a encontrar a solução. Barnaby acreditava que nós, hackers, temos que mostrar a ameaça para então provocar a solução! Compartilho desse sentimento também.

Muitos ficam fascinados, e até mesmo aterrorizados, com todo o “poder bélico” que nós hackers temos nas mãos… realmente somos assustadores! Não é exagero falar isso!

Todas as nossas escolhas têm resultados dramáticos, que no final das contas influenciam a todos, de várias maneiras! Com nossa sociedade cada vez mais “online”, somos uma espécie de “sistema imunológico”. Ocasionalmente, alguns fazem o mal, no entanto, muitos outros encontram ameaças ocultas, que na grande maioria das vezes é desconhecida por toda a sociedade. Sendo assim, nossa obrigação é atrair a atenção de todos para questões das quais muitas pessoas não são conscientes, mas deveriam ser.

Somos, injustamente, chamados de baderneiros, bandidos, terroristas… não posso justificar as ações de alguns, mas temos que reconhecer que as ideias pelas quais lutamos interessam a todos nós! A verdade é que nós, hackers, fazemos muito mais do que quebrar coisas… podemos UNIR PESSOAS!

Muitos acontecimentos recentes, manifestações e lutas populares foram articuladas com ajuda de hackers. Essas mesmas ações, em sua maioria, foram sabotados por governos. Aconteceu no Egito, na Síria, na China… onde hackers tiveram uma participação importantíssima no restabelecimento das comunicações via internet entre os que lutavam por mudanças, para que continuassem a denunciar os crimes cometidos por seus governantes. Estão tentando fazer o mesmo no Brasil, aprovando leis que fazem ‘1984’, de George Orwell, parecer um conto infantil.

Para esses, temos um aviso: estamos em toda parte, em todas as classes sociais, em todas as Etnias, Gêneros e Ideologias. Não vamos desistir fácil!

Por anos estivemos nas sombras, mas com tudo que sabemos agora, com todas as ferramentas e informação que temos ao alcance de um clique, pensem bem: quem está mais imerso do que nós em um mundo tão conectado, onde muitas regras não são claras e às vezes nem existem? Nós, hackes, talvez sejamos os únicos capazes de desafiar governos, ou qualquer autoridade, que tente nos impedir de atingir nosso objetivo: MUDAR O MUNDO!

Isso é ter esperança!

Nós, hackers, não conseguimos ver algo quebrado e simplesmente deixar como está! Está em nosso DNA explorar, corrigir, mudar… e assim fazemos nossa parte em um mundo com mudanças tão frenéticas.

Então, penso que a resposta é óbvia: sim, o mundo precisa dos hackers!

Hack the world! :)

comments powered by Disqus